Opus Dei no Brasil

O Opus Dei no Brasil

O trabalho apostólico do Opus Dei no Brasil começou em 1957, quando, a pedido do Dom Hugo Bressane de Araújo, instalou-se um primeiro Centro do Opus Dei de formação espiritual católica em Marília (cidade do interior paulista). Foi só em 1959, mais de um ano e meio depois, que se abriu um Centro na cidade de São Paulo: o Centro Universitário do Pacaembu, na rua Gabriel dos Santos.

Nos anos seguintes, passaram a fazer parte da Obra os primeiros homens e mulheres, solteiros e casados de diferentes idades, que viram que Deus os chamava a seguir esse caminho de união com Deus no meio do mundo – através do trabalho profissional, na vida em família e nas relações sociais. Dessa forma, as atividades do Opus Dei se estenderam por todo o Brasil, tendo hoje chegado a diversas cidades, de vários estados do país.

Ao longo de todos esses anos, sob o estímulo de São Josemaria, organizou-se uma série de atividades de inserção social e de atendimento em regiões mais carentes. Como exemplos, estão o Centro de capacitação profissional Veleiros, onde se ministram cursos de enfermagem para moças, e o CEAP Pedreira, escola técnica profissionalizante para garotos de bairros periféricos da capital paulista.

São Josemaria Escrivá, Fundador do Opus Dei, no Brasil

Em 1974, 17 anos após a chegada dos primeiros membros do Opus Dei ao Brasil, São Josemaria realizou uma viagem aos países da América do Sul, começando, no dia 22 de maio, pelo Brasil. Não se pode imaginar a alegria que a notícia causou em todos os que, por essa época, já tinham contato com a Obra: o fundador passou duas semanas reunindo-se com muitas pessoas, falando da beleza e importância do amor na vida diária, do amor a Jesus Cristo, da união ao Papa e explicando os ensinamentos da Igreja Católica.

Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei e o Papa Paulo VI

Nossa Senhora da Conceição Aparecida e o Opus Dei

No dia 28 de maio de 1974 – o sexto dia que passava entre nós –, São Josemaria fez uma romaria até a Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, onde rezou o terço com uma multidão de pessoas que foram ali para o encontrar.

Retornando a São Paulo, ele comentou, emocionado: “Com que alegria fui a Aparecida! Com que fé rezáveis todos! Eu dizia à Mãe de Deus, que é Mãe vossa e minha: minha Mãe, Mãe nossa, eu rezo com toda a fé dos meus filhos. Te queremos muito, muito… E me parecia escutar, no fundo do coração, ‘com obras!’”¹.

Como recordação dessa passagem do santo fundador por Aparecida, o Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis presidiu, em novembro de 2008, à bênção de uma imagem de São Josemaria, colocada em uma das capelas laterais da Basílica antiga de Aparecida.

¹ Trecho retirado de: http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/nossa-senhora-aparecida

 

Centro Universitário da Tijuca
Located at:
R. do Bispo,317,Rio de Janeiro,
RJ.
Phone: (21) 2204-0167
Link
Share