Opus Dei

Opus Dei – O que é? Qual sua relação com o mundo atual?

A realização pessoal é, provavelmente, a meta mais ambicionada pelas pessoas no mundo atual.

Ter sucesso profissional, ter prestígio, formar uma família feliz e realizar sonhos são objetivos muito desejados.

Um caminho que a religião Católica oferece ao mundo atual é o Opus Dei: essa instituição da Igreja tem como ideia central que todas as mulheres e todos os homens podem encontrar a sua total realização na vida comum, transformando todos os momentos – trabalho, convivência familiar, entretenimento, dificuldades, desemprego,  doenças… – numa oportunidade de amar e contribuir com o desenvolvimento das pessoas e da realidade ao nosso redor. E isso é possível quando nos damos conta de que tudo em nossas vidas pode ser feito por amor e união com Deus, bases da felicidade.

O que significa Opus Dei

O Opus Dei – expressão latina que significa “Obra de Deus” – foi fundado em 1928, por São Josemaria Escrivá. No centro de sua mensagem está a noção de que todos os homens são filhos de Deus: todos temos um Pai que nos ama e se importa com tudo o que fazemos.

Essa consciência de filhos de Deus faz com que todas as nossas ações ganhem um significado profundo, e passem a contribuir tanto para nossa realização pessoal quanto para uma melhora real do mundo, nos capacitando para atender a muitas expectativas, nossas e dos outros, e ainda a manter a alegria em nosso dia a dia.

A mensagem do Opus Dei e da Igreja Católica

Essa visão de mundo está totalmente de acordo com o ensinamento que Jesus Cristo deixou para a Igreja – como se nota pelas palavras do Papa Francisco em sua carta apostólica Misericordia et misera: “Todo o homem alegre trabalha bem, pensa bem e despreza a tristeza. (…) Viverão em Deus todas as pessoas que afastam a tristeza e se revestem de toda a alegria”¹.

O Papa Francisco saúda a Mons. Fernando Ocáriz, prelado do Opus Dei

O Opus Dei oferece ao mundo um caminho de alegria no meio das pressões modernas, com a segurança de que, no final, não haverá apenas o resultado de nossos esforços, tantas vezes influenciado por fatores fora do nosso controle: haverá o amor misericordioso de um Deus que também é nosso Pai. Assim, podemos dar o melhor de nós em todos os âmbitos de nossas vidas.

¹Misericordia et misera : https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/apost_letters/documents/papa-francesco-lettera-ap_20161120_misericordia-et-misera.html

Centro Universitário da Tijuca
Located at:
R. do Bispo,317,Rio de Janeiro,
RJ.
Phone: (21) 2204-0167
Link
Share