Competências

O Centro Universitário da Tijuca é uma iniciativa de pais, professores e outros profissionais para alavancar a formação da juventude do Rio de Janeiro. Os valores que são difundidos no Centro Universitário da Tijuca têm como principal fonte de inspiração os ensinamentos de São Josemaria Escrivá, que em seu principal livro, “Caminho”, recomenda todas as pessoas a “deixarem rasto” na sociedade através de sua atuação pessoal (cfr. Caminho, ponto nº1).

O Centro Universitário da Tijuca já beneficiou diretamente através de suas atividades mais de dois mil jovens de 15 a 25 anos desde a sua fundação, em 1987. Podemos sintetizar o ideal das atividades do Centro Universitário da Tijuca como sendo o de formação integral do jovem estudante através do desenvolvimento de suas competências.

Consideram-se prioritárias nas nossas atividades cinco competências pessoais: excelência profissional, relacionamento interpessoal, espiritualidade, solidariedade e cultura geral. Essas cinco competências se harmonizam por um fio condutor comum a todas as atividades do Centro Universitário da Tijuca: a visão cristã sobre o homem e a sociedade.

A seguir apresentamos uma breve síntese das competências desenvolvidas, bem como as atividades a elas relacionadas.

>> Excelência Profissional <<

_MG_1331.JPG

O Centro Universitário da Tijuca oferece cursos, palestras, grupos de estudo e orientação científica para jovens estudantes, que complementam a formação estudantil recebida na escola e na universidade.

O grande diferencial do Centro Universitário da Tijuca é que em suas atividades se procura enfatizar a importância das virtudes humanas relacionadas com o trabalho como ordem, constância, laboriosidade, respeito e pontualidade, tendo em vista a realização de um trabalho bem acabado, que trará como conseqüência o correspondente prestígio profissional.

>> Relacionamento Interpessoal <<

Consideram-se valores importantes as virtudes da convivência: respeito, simpatia, alegria, confiança, capacidade de comunicação e afabilidade. Para que isso seja possível, procuramos oferecer no Centro Universitário da Tijuca um ambiente agradável, fomentando a amizade entre os freqüentadores e promovendo programas de acompanhamento personalizado do estudo (tutoria) e aconselhamento profissional.

Os projetos e grupos de estudo organizados pelo Centro Universitário da Tijuca procuram estimular os participantes a melhorarem a sua capacidade de se relacionarem bem com os demais, visando a formação de líderes na sociedade. Além disso, são organizadas atividades externas de integração como práticas esportivas, caminhadas, visitas técnicas e culturais, convívios e acampamentos.

form espiritual.JPG

>> Espiritualidade <<

A formação espiritual oferecida no Centro Universitário da Tijuca foi confiada ao Opus Dei, uma prelazia da Igreja Católica, que
relembra a todos os

 cristãos o chamado à plenitude da vida cristã no exercício do trabalho, na vida familiar e nas relações sociais.

Algumas atividades oferecidas são meditações, palestras, retiros, convívios, direção espiritual e aulas de doutrina católica. O sacerdote encarregado para auxiliar nesta tarefa de formação espiritual é o pe. José Antonio.

>> Solidariedade <<

A solidariedade e a responsabilidade social nas relações humanas são desenvolvidas através de iniciativas de voluntariado.

Nos últimos anos foram realizadas diversas iniciativas nesse sentido: cursinho pré-vestibular para comunidades carentes, visitas a hospitais e às casas de famílias pobres, organização de festas de Natal para crianças e idosos e convívios de promoção social no interior do país. Os freqüentadores do Centro Universitário da Tijuca são incentivados a participar dessas atividades sociais.

>> Cultura Geral <<

Numa sociedade que privilegia o conhecimento técnico, consideramos importante para a formação integral do jovem que ele desenvolva uma cultura ampla que permita a apreciação crítica da realidade e uma compreensão melhor de outras culturas.

Temas de história, filosofia, música, cinema são freqüentemente tratados em reuniões no Centro Universitário e em convívios.

Share